ATENÇÃO: No momento nossas vagas estão indisponíveis, faça seu cadastro de reserva!

Quem Somos?

O Instituto Missão Jovem é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), entidade sem fins lucrativos, fundada em 1988.

Acreditamos na transformação de pessoas e fazer a diferença na vida delas é o que norteia as ações da Instituição.

Atuando em todo o território nacional na prevenção, intervenção e promoção da qualidade de vida individual, familiar e, sociedade.

O IMJ está inserido nos espaços de discussões de políticas públicas em saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

Juntamente com a comunidade desenvolve ações voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, atuando de forma independente e através de parceria público/privada e com apoio da União, Estado e Municípios.

O IMJ exerce o papel fundamental de transformar a vida da pessoa com transtornos mentais em geral e em decorrência das drogas, da pessoa com deficiência, da população negra, de mulheres vítimas de violência, da pessoa idosa vítimas de maus tratos, das crianças, adolescentes e jovens negligenciados e vítimas das drogas, violência e da criminalidade.

Atuamos dentro das seguintes esferas:

  • Reabilitação de dependentes químicos;
  • Assistência psicossocial e à saúde da pessoa com distúrbios de neurodesenvolvimento, distúrbios psíquicos, deficiência física e mental e grupos similares;
  • Formação Profissional, Treinamento e Reinserção no mercado de Trabalho;
  • Promoção de atividades culturais, sociais e desportivas;
  • Esportes; Música; Arte; Arte cênicas; Dança; Teatro;
  • Comunicação (TV, Rádio e mídias sociais);

NOSSA HISTÓRIA

Em 1987, um grupo de jovens iniciaram o projeto “COMIJO” (COMUNIDADE MISSAO JOVEM), eram eles: Veríssimo Renan Marinho, (Veio de Goiânia, com a missão de implantar o ministério Assembleia de Deus Madureira no Maranhão, pois o mesmo era genro do pr. Josias, presidente de campo em Goiana) Josué Paulino Silva, Henrique Davanso Pechoto, Evangelista Josias Gomes, César Roberto Viana, Dr. Manoel Vieira, Lucimeire Martins da Silva, Janete Ataíde, Eunice Caetano de Oliveira e Vicente Paulo Costa Filho.

A primeira ação desenvolvida pela Instituição surgiu por meio de um jovem dependente químico que buscava tratamento, entrando em contato com o Presidente da Instituição, Veríssimo Renam Marinho que o levou para a residência do secretário Josué Paulino, ficando o jovem hospedado em sua residência por não haver um local adequado para a reabilitação.

A partir desse ocorrido, a Instituição conseguiu um terreno emprestado no povoado de Bebedouro sendo construído um espaço de acolhimento onde funcionou até o ano de 1993. A doação de uma

nova área bem maior no povoado Banal pelo Dr. Dirceu Sponholz de aproximadamente 4hequitares de terra com mata virgem. 

Ainda em 1993 fora realizado uma importante parceria entre a então CMJ com o Ministério Jovens Livres de Goiânia e o pastor Paulo Brasil sendo estes uma base para o modelo de tratamento terapêutico na comunidade.

Além do trabalho de reabilitação de dependentes químicos, a comunidade realizava trabalhos missionários em parceria com a “Jovem com uma missão (JOCUM) ”, desta forma, houveram algumas mudanças na diretoria, em 1992 o Presidente Renam foi enviado de volta para Goiânia, o Henrique e sua esposa Henriqueta foram enviados para Albânia, em 1995 os obreiros da instituição, Leo e Simone foram enviados para a Rússia e 1996 o Paulo Costa para a índia. Assim ficando à frente da Comunidade Missão Jovem o Presbítero Josué Paulino.

A Instituição manteve seu escritório externo situado na Praça da Bíblia em Imperatriz-MA e sua sede localizado na chácara reviver, povoado Bananal, até o ano de 2010, sendo desativado no mesmo ano. Em 2015 estabeleceu escritório em São Luís – MA, tornando-se sede provisória até 2021 quando passa a ser definitivamente ludovicense.

Atualmente o IMJ tem suas atividades ampliadas, atuando desta forma, nas mais diversas esferas da sociedade com objetivo de trabalhar a prevenção, intervenção e promoção da saúde, qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e cidadania nos aspectos biopsicossocial e espiritual frente ao público de todas as idades, ambos os sexos e em estado de vulnerabilidade social.

MISSÃO

Atuar na prevenção, intervenção e promoção da saúde e qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e cidadania, potencializando as capacidades do sujeito, desenvolvendo a autonomia e promovendo o protagonismo individual e coletivo.

VISÃO

Enquanto Instituição, ocupar e criar espaços na comunidade e na sociedade a partir do desenvolvimento de atividades sociais que promovam a qualidade de vida nos âmbitos biopsicossocial e espiritual.

VALORES

Acolhimento: receber a pessoa, a família e a comunidade que busca apoio na Instituição, atendendo as demandas a nível biopsicossocial e espiritual, respeitando a subjetividade e individualidade de cada sujeito

Equilíbrio: promoção de um estado de autocontrole do corpo, mente e espirito que atuem na contramão do uso e abuso de substancias psicoativas e das mais diversas violências.

Aliança: Promovendo e desenvolvendo relacionamentos de aliança com cada indivíduo, família e comunidade, criando um ambiente saudável. 

Respeito e Proteção da Vida: No momento da concepção ao seu término natural.

Ética e Transparência: No relacionamento com as pessoas, na gestão, órgãos públicos, iniciativa privada e outras instituições.

Qualidade de Vida: Propiciar bem-estar físico, mental, social, e espiritual de forma humanizada ao indivíduo, a família, a comunidade, a sociedade e a todos envolvidos diretos e indiretamente com a Instituição.

Excelência de Qualidade: Em todos os serviços que prestamos e ações que realizamos.