O projeto Maternidade Atípica Empreendedora (MAE) tem como objetivo proporcionar uma formação empreendedora especializada para mães de crianças com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). O foco é oferecer ferramentas e capacitação para que essas mães possam desenvolver habilidades empreendedoras, promovendo autonomia financeira e empoderamento pessoal e profissional.
Além de apoiar as mães na criação de novos negócios ou no fortalecimento de atividades empreendedoras já existentes, o MAE busca criar uma rede de apoio. Esta rede facilita a troca de experiências entre as participantes, permitindo que compartilhem suas dificuldades e conquistas, e também fortaleçam seus vínculos.
Muitas dessas mães enfrentam dificuldades para conciliar a maternidade com a vida profissional, principalmente quando seus filhos demandam cuidados especiais. O MAE visa oferecer alternativas viáveis para que possam empreender de maneira equilibrada, sem abrir mão de seu papel essencial como cuidadoras.
A formação empreendedora no projeto desenvolve cursos de empreendedorismo, planejamento financeiro, gestão de negócios dentre outros. O objetivo é capacitar as mulheres para que possam alcançar sua independência financeira, com apoio emocional e profissional ao longo de sua jornada.
O MAE não só promove o empreendedorismo, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e compreensiva. Com isso, busca reconhecer as realidades enfrentadas pelas mães de crianças com TGD, oferecendo suporte tanto para o crescimento pessoal quanto profissional.